cover
Tocando Agora:

Nossos Parceiros

Fiação furtada da Enel no RJ em 2025 daria quase uma volta na Lagoa; Campos e São Gonçalo lideram ranking

Nos primeiros seis meses de 2025, Enel diz que 6 mil metros de fiação foram furtados Divulgação Um levantamento realizado pela Enel revela que, somente nos ...

Fiação furtada da Enel no RJ em 2025 daria quase uma volta na Lagoa; Campos e São Gonçalo lideram ranking
Fiação furtada da Enel no RJ em 2025 daria quase uma volta na Lagoa; Campos e São Gonçalo lideram ranking (Foto: Reprodução)

Nos primeiros seis meses de 2025, Enel diz que 6 mil metros de fiação foram furtados Divulgação Um levantamento realizado pela Enel revela que, somente nos seis primeiros meses de 2025, foram furtados cerca de 6 mil metros de cabos elétricos em vias públicas da área sob sua concessão. O volume equivale a quase uma volta completa na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio, cujo perímetro é de aproximadamente 7,5 quilômetros. De acordo com a concessionária, os maiores registros de furto de cabos ocorrem nas cidades de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, e São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Nessas localidades, as ações criminosas têm provocado interrupções no fornecimento de energia por várias horas. Os municípios lideram o ranking que reúne as 66 cidades que são abastecidas pela empresa de distribuição. 📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça Segundo a distribuidora, o número representa um aumento de 20% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram furtados 5 quilômetros de cabos. O impacto também aumentou: aproximadamente 1.600 clientes ficaram sem energia devido a esse tipo de crime — um crescimento de 31,4% em relação aos 1.217 consumidores afetados em 2024. Por conta dos constantes furtos, Enel tem trocado a fiação para material de menor valor Divulgação As cidades com maior número de ocorrências neste ano foram: Campos dos Goytacazes São Gonçalo  Niterói  Maricá  Macaé  Em 2024, Campos dos Goytacazes já liderava o ranking, com 108 ocorrências — mais de 60% do total registrado pela Enel naquele ano. Cabo Frio também foi destaque, com mais de 10 mil clientes impactados por quedas de energia causadas por furtos de cabos. A Enel afirma que, para tentar reduzir os casos, tem adotado medidas como a substituição dos cabos por materiais com menor valor comercial.  “O furto de cabos impacta diretamente o serviço de distribuição de energia, provocando interrupção do fornecimento para os clientes. Os reparos exigem horas de trabalho das nossas equipes e representam riscos graves para quem manipula indevidamente a fiação”, afirma Fábio Damasceno, gerente do Centro de Operações do Sistema da Enel Rio.